sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cozinhando feijão preto

O feijão é um prato relativamente muito fácil de preparar. Abaixo sugiro uma receita com alguns ingredientes, mas ele pode também ser feito apenas com água, sal e alho. Nesse caso, cozinhe o feijão apenas na água pura e acrescente os temperos depois que ele esteiver cozido (leve novamente ao fogo para incorporar os temperos).

É importante sempre deixar o feijão (ou qualquer outro grão) de molho durante algumas horas (de preferência colocando água morna), pois no feijão estão presentes alguns carboidratos, como oligossacarídeos e fitatos, que não são digeridos no trato gastrintestinal humano, porque não produzimos enzimas para estes compostos. Então, esses carboidratos acabam sendo fermentados por bactérias presentes no intestino, gerando gases de odor característico, os flatos. Deixando os grãos de molho eles irão fermentar, eliminando os  oligossacarídeos e fitatos e evitando os gases. A água utilisada para o molho deve ser descartada, o feijão lavado em água corrente e cozido em uma nova água.

Obs.: durante o molho o feijão irá "inchar". Por isso deve-se colocar três xícaras de água para cada uma de feijão.

Se você não colocar o feijão de molho ele irá cozinhar da mesma forma (basta aumentar o tempo de cozimento de carca de 30 minutos na panela de pressão), mas ele poderá causar gases. 
Após 12 horas de molho: são esses gases que seriam fermentados no estômago se o feijão não estivesse de molho.

Ingredientes: 

2 1/2 litros de água
1 cebola inteira e sem casca
6 folhas de louro
3 ou 4 pedaços pequenos de carne seca
1 colher de  molho de carne Bovril
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de bacon frito
1 colher de cebolinha
1 colher de coentro

Modo de fazer:

- coloque o feijão de molho durante no mínimo 7 horas (o ideal são 12 horas - o mais fácil é deixar de molho durante a noite) e depois escorra a água do molho e lave o feijão em água corrente.
- adicione na panela de pressão o feijão, água, cebola, folhas de louro e os pedaços carne seca (antes de adicionar a carne seca lave bem para retirar o sal que está por cima).
carne seca, folhas de louro e cebola sem casca
- tampe a panela e coloque em fogo alto até a panela pegar pressão.
- quando a panela pegar pressão, abaixe para o fogo médio (6) e deixe cozinhar por mais 30 minutos (conte o tempo após a panela ter pego pressão).
- após os 30 minutos, retire a panela do fogo, resfrie-a e abra-a com cuidado. Verifique o cozimento do feijão. Se estiver cozido, passe para a próxima etapa, se não, leve novamente ao fogo durante alguns minutos.
- após o feijão estar cozido, acrescente o restante dos ingredientes (após colocar o molho de carne mexa bem e verifique o sal, se precisar, acrescente um pouco). Você pode deixar a cebola cozida inteira no feijão ou bate-la no liquidificador com um pouco de caldo do feijão, para desmancha-la. Se fizer isso, coloque essa mistura de volta no feijão.
- tampe a panela e leve ao fogo novamente durante mais 10 minutos (diretamente no fogo alto, não precisa esperar pegar pressão para contar o tempo, pode faze-lo assim que colocar a panela no fogo).
- desligue o fogo e retire a panela do calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário