sábado, 5 de janeiro de 2013

Cebolinha - Ciboulette (français) - Chives (english)

Ela combina com quase todos os alimentos salgados e é muito útil quando você deseja um sabor de cebola mais suave. Fica excelente em pratos com ovos e batatas. Fica ótima com manteiga, queijos cremosos, sopas, peixes, carnes, molhos e patês. Ou seja, pode ser utilisada em quase todos os pratos do dia-a-dia.

Junte a cebolinha às receitas, de preferência, somente ao final do cozimento de pratos quentes, assim ela não perde sabor nem perfume. Evite a cebolinha desidratada, pois ela não possui o mesmo sabor da cebolinha fresca.

Para conservar a cebolinha por mais tempo, basta corta-la em pedaços pequenos e colocar em potes ou plásticos no freezer. Para isso:

- coloque a cebolinha inteira de molho em água com vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro d'água) . Deixe de molho durante 30 minutos e depois enxague em água corrente.
- coloque a cebolinha em uma peneira ou escorredor para que possa secar a água.
- junte todos os talos e corte-os ao mesmo tempo em pedaços pequenos.
- guarde os pedaços cortados em embalagens para congelar.

Obs.: utilise várias embalagens pequenas ao invés de apenas uma grande, assim ela irá se conservar por mais tempo. Deixe as cebolinhas cortadas "soltas" dentro da embalagem, não force para caber mais. Assim quando você precisar usar elas não estarão coladas umas às outras. Use diretamente do freezer para a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário