sábado, 5 de janeiro de 2013

Coentro - coriandre (français) - coriander (english)

É uma erva de cheiro intenso. Tempera carnes e ensopados de todos os tipos, feijões, vegetais, arroz e batatas. Também entra na composição de pratos frios como saladas, sanduíches e molhos. As folhas de coentro devem ser adicionadas, de preferência, ao final do cozimento para não perderem seu aroma.

Também pode ser usado para fazer chá que ajuda a aliviar dores de estômago e problemas de flatulência, além de ser uma fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e ácido ascórbico.
O coentro não tem uma longa duração, ele estraga rapidamente mesmo na geladeira. Mas pode-se usa-lo congelado. 


Para isto, basta corta-lo em pedaços pequenos e colocar em potes ou plásticos no freezer:

lave o coentro ainda nos ramos e depois agite-o para retirar a água das folhas. Coloque-o de molho em água com vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro d'água) . Deixe de molho durante 30 minutos e ao final lave novamente em água corrente.
- coloque o centro em uma peneira ou escorredor para que possa secar a água.
- junte todos os ramos e corte-os ao mesmo tempo em pedaços pequenos.
- separe as folhas cortadas em embalagens para congelar.

Obs.: utilise várias embalagens pequenas ao invés de apenas uma grande, assim ela irá se conservar por mais tempo. Deixe as folhas de coentro cortadas "soltas" dentro da embalagem, não force para caber mais. Assim quando você precisar usar elas não estarão coladas umas às outras e facilitará sua utilisação. Use diretamente do freezer para a receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário